Pastoral da Juventude do Regional Sul 1 - São Paulo

O estado de São Paulo é dividido em 645 municípios e possui mais de quarenta milhões de habitantes é o estado mais populoso do Brasil e a terceira unidade administrativa mais populosa da América do Sul. O Estado de São Paulo, é o Regional Sul 1, formado por 8 Sub-Regiões, cada uma com um número específico de dioceses como segue abaixo:

SUB-REGIÃO APARECIDA
APARECIDA, CARAGUATATUBA, LORENA, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E TAUBATÉ

SUB-REGIÃO BOTUCATU 
ARAÇATUBA, ASSIS, BAURU, BOTUCATU, LINS, MARÍLIA, OURINHOS E PRESIDENTE PRUDENTE

SUB-REGIÃO CAMPINAS
AMPARO, BRAGANÇA PAULISTA, CAMPINAS, LIMEIRA, PIRACICABA E SÃO CARLOS

SUB-REGIÃO RIBEIRÃO PRETO I
FRANCA, JABOTICABAL, RIBEIRÃO PRETO E SÃO JOÃO DA BOA VISTA

SUB-REGIÃO RIBEIRÃO PRETO II
BARRETOS, CATANDUVA, JALES E RIO PRETO

SUB-REGIÃO SÃO PAULO I
BELÉM, BRASILÂNDIA, IPIRANGA, LAPA, SANTANA E SÉ

SUB-REGIÃO SÃO PAULO II
CAMPO LIMPO, GUARULHOS, MOGI DAS CRUZES, OSASCO, SANTO AMARO, SANTO ANDRÉ, SANTOS E SÃO MIGUEL PAULISTA

SUB-REGIÃO SOROCABA
ITAPETININGA, ITAPEVA, JUNDIAÍ, REGISTRO E SOROCABA

Dados Estatísticos do Regional Sul 1

Arquidioceses

6

Dioceses

35

Regiões Episcopais

6

Total

47

No Regional Sul 1, a PJ está organizada em todas as esferas. Possui coordenação regional, coordenações sub-regionais, diocesanas, paroquiais.
A Coordenação Regional da Pastoral da Juventude (CRPJ) é o órgão representativo e permanente da PJ no regional. Este órgão é constituído por um representante de cada Sub-Região, um representante /articulador(a) que é referência do Regional na Comissão Nacional da PJ (CNPJ) e nos demais momentos em que o Regional necessita ser representado, um bispo que acompanha a PJ no Regional e uma equipe colegiada de assessores(as).


Nós somos oriundos de várias realidades e culturas, por exemplo, no território da Sub-Região Sorocaba encontramos o Vale do Ribeira onde há uma grande mineradora e empresas que exploram de sua população bem como a população quilombola que resiste e mantém viva sua tradição e cultura. Nesta sub-região as dioceses se preparam para viverem no 2º semestre sua missão jovem, que colocará a juventude próxima a realidades desafiadoras.


Na Sub-Região Aparecida temos o maior Santuário de Nossa mãe “Cidinha”, que além de mover um grande número de fiéis é ele quem promove a maior parte do  capital da região e apesar disto é muito pobre, nela também está localizada o litoral norte do estado. Recentemente a sub-região acolheu em uma das suas dioceses o CDL Musical, uma encontro para lideranças promovidos pelo CCJ (Centro de Capacitação da Juventude), que valoriza as músicas pastorais e arte em geral.


Na Sub-Região Botucatu está localizada o maior número de universidades públicas do estado concentrando um grande número de jovens. Recentemente a sub-região organizou o Congresso da Juventude do centro-oeste paulista, uma experiência que marcou a caminhada de muitos jovens, que neste momento contaram com a assessoria do Pe. Gisley Azevedo, recentemente morto, mas vivo na nossa bandeiras contra o extermínio da juventude.


A Sub-Região Ribeirão Preto 1 é onde está o maior número de migrantes que vivem em condições sub-humanas sendo explorados no corte de cana, a um imenso número de jovens que para ajudar suas famílias deixam o estudo e lazer para começar a trabalhar desde cedo. A PJ dessa sub-região vive a expectativa de realizar no final do ano um encontro entre os jovens da pastoral da juventude, espaço esse que visa uma ampla vivência de espiritualidade e formação.


Já em Ribeirão Preto 2 está localizado o parque do peão de Barretos que é o centro do capital durante todo o ano para os moradores da região, lá também está localizado o maior e mais especializado hospital do câncer do país. Foi essa sub-região que recebeu o I ERPJ, que tinha como lema: Jovem, não deixe cair o profetismo. Recentemente algumas cidades desta região, foram acometidas com toques de recolher, uma arbitrariedade que vai contra o Estatuto da Criança e do Adolescente, pois coloca as crianças e adolescentes em situação vexatória, ao aprendê-las sem os requisitos legais.


Na Sub-Região Campinas está localizado a 2º maior cidade do estado (Campinas) onde se realizou o 8º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude no ano de 2006, neste encontro entre tantos outros, vivemos a experiência de missão, que nos levou a conhecer amplas situações de vulnerabilidade social, sobretudo com os jovens, em Campinas encontra-se o bairro Itatinga, um dos maiores centros de prostituição da América-latina. Atualmente a sub-região acaba de realizar sua assembléia, durante 2007, 2008, até o momento, estava sendo priorizado o Projeto Caminhas da esperança, que visa a formação de lideranças e articulação de assessoria, a partir do 2º semestre de 2009 além da preocupação com o fortalecimento dos grupos de jovens e nucleação, a construção da identidade da PJ da sub-região, passa a ser uma das prioridades.


Na Sub-Região São Paulo 2 está localizada o litoral sul do estado, bem como a grande concentração das metalúrgicas e regiões periféricas da cidade. (cidades ao redor e mais próximas da capital do estado). A PJ desta sub-região tem nos seus seminários de estudo, uma atividade reconhecida com um momento de ampla formação aos jovens, além disso em especial, junto a sub-região SPI, são eles que estão preparando a casa para nos receber no II ERPJ e XV Romaria da Juventude.


E na Sub-Região São Paulo 1 está uma das sedes cardinalícias do pais, bem como a praça da Sé marco zero do estado e palco das grandes manifestações e ações populares dos movimentos sociais, também é onde está localizada a maior parte das antigas FEBENS atuais Fundação Casa, onde ressaltamos que a questão do extermínio da juventude é latente no nosso estado, pois estatisticamente 80% da população carcerária do pais é composta de jovens e estão em São Paulo. Nesta sub-região realiza-se a escola de assessores, famosa por apresentar ótimos assessores, entre eles passaram por lá Carmem Lucia, Padre Hilário Dick.


Trabalhando em consonância com o projeto nacional da Pastoral da Juventude, a partir de nossa 29º ARPJ – Assembléia Regional da Pastoral da Juventude, realizada em 2008, a nível Estadual, criamos 3 grupos de trabalhos o de Espiritualidade, Formação e Comunicação, tivemos o lançamento de nosso site (www.pjsul1.org) que tem sido sinal de expressão e comunicação do regional.


A PJ do Regional Sul em sintonia com o Setor Juventude da CNBB e as Pastorais da Juventude realiza e apóia as seguintes atividades permanentes que são realizadas em caráter nacional:


- Semana da Cidadania, realizada entre os dias 14 a 21 de abril;
- Semana do Estudante, realizada nos dias 12 a 19 de agosto; e
- Dia Nacional da Juventude, realizado no quarto domingo do mês de outubro.


Além das atividades permanentes no regional temos como atividades:
- Reuniões da Comissão Regional da PJ
- Reuniões Ampliadas
- ERADI (Encontro Regional de Assessores Diocesanos) que esse ano acontecerá na sub-região Sorocaba nos dias 26 e 27 de setembro.
- Romaria Estadual da Juventude
- Assembléias
- ERPJ (Encontro Regional da Pastoral da Juventude)

Em suma a Pastoral da Juventude do Regional Sul I, é uma articuladora de forças juvenis a favor dos / as jovens, organizada pela própria juventude, que sonha um outro mundo possível.  “A juventude é o símbolo da Igreja, chamada a uma constante renovação de si mesma. Por isso ela quer desenvolver, dentro da pastoral de conjunto, uma autêntica Pastoral da Juventude, educando os jovens a partir de sua vida, permitindo-lhes plena participação na comunidade eclesial” .

Texto elaborado pela Coordenação / Assessoria Estadual da PJ
                                                               Revisão de Joaquim Alberto Andrade Silva- CCJ

Pastoral da Juventude - Regional Sul 1 - São Paulo
Desenvolvimento: GT Comunicação PJ Regional Sul 1
Todos os direitos reservados ©