24 de Março Dia Nacional de Dom Oscar Romero

San Salvador, 05 mar (RV) - A Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou ontem o projeto que declara o dia 24 de março Dia Nacional do Arcebispo Oscar Arnulfo Romero.

O projeto de lei foi aprovado por 56 votos a favor, de um total de 84. A Aliança Republicana Nacionalista (ARENA) e o Partido de Conciliação Nacional (PCN), ambos de direita, não votaram a favor do decreto.

A decisão adotada ontem pelo Congresso foi proposta uma semana atrás por Dom Ricardo Urioste, presidente da Fundação que leva o nome do falecido arcebispo.

Considerado "a voz dos sem voz" por denunciar a injustiça social e a repressão militar, Dom Romero foi assassinado em 24 de março de 1980 por um franco-atirador, que disparou quando celebrava uma missa no hospital oncológico da Divina Providência.

"A partir de agora, todo dia 24 de março, El Salvador celebrará o dia de Dom Oscar Arnulfo Romero Galdamez" – disse em meio aos aplausos o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Sigfrido Reyes.

"Sabemos que a dimensão de sua obra cresce a cada dia, que sua prédica de verdade e de justiça tem cada vez mais valor" – acrescentou.

Já o presidente da Fundação, Dom Ricardo Urioste, declarou: "Recebemos a aprovação com muito agradecimento ao Senhor, porque Dom Romero é alguém que está no coração de muitas pessoas".

Este ano, a Igreja Católica comemorará os 30 anos do assassinato do arcebispo. Para a ocasião, Dom Urioeste acrescentou que uma série de atividades está sendo organizada, entre elas, uma missa no próximo dia 20 de março, presidida pelo arcebispo de Cidade da Guatemala, Card. Rodolfo Quezada, e pelo arcebispo de San Salvador, Dom José Luis Escobar Alas. (BF)

Fonte: http://www.oecumene .radiovaticana. org/bra/Articolo .asp?c=361807

Publicada em: 08/03/2010

Pastoral da Juventude - Regional Sul 1 - São Paulo
Desenvolvimento: GT Comunicação PJ Regional Sul 1
Todos os direitos reservados ©